Cinecubo: A Viagem de Chihiro

03/10/2009 às 2:14 pm | Publicado em Cinecubo, Uncategorized | 9 Comentários

cinecubo

Hoje volto a falar de um desenho animado, dessa vez um anime, A Viagem de Chihiro, filme de Hayao Miyazaki que ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003.

chihiro

A história, resumidamente: Chihiro é uma garota de 10 anos que está de mudança. No caminho da nova casa, seu pai se perde numa estrada e eles vão parar num lugar que aparenta ser um parque temático abandonado. O pai e a mãe de Chihiro começam a comer a comida que está exposta no balcão de uma das barracas e se transformam em porcos. Chihiro então descobre que está numa casa de banhos para espíritos, comandada pela feiticeira Yubaba. Chihiro faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, enquanto tenta encontrar uma forma de transformar seus pais novamente em humanos sair de lá. Para isso ela conta com a ajuda de Haku, um garoto aprendiz de Yubaba.

spirited_away035uma das(várias) cenas mais emocionantes do filme

Lembro que quando assisti esse filme a primeira vez, em 2003, saí do cinema deslumbrado, e passei dias pensativo… O filme mexeu muito comigo,e talvez por isso qualquer crítica que eu faça sobre A Viagem de Chihiro ficará por demais parcial. Muita coisa nele pode causar estranheza, afinal tudo ali é baseado na mitologia e crença oriental, e todos sabemos que é bestante diferente das nossas crenças ocidentais.

Ainda assim, é um filme altamente bonito! A perseverança de Chihiro em encontrar um modo de resgatar seus pais e escapar daquele mundo, a coragem de Haku, e ainda tantos personagens marcantes como Kamaji, o Sem-Face, Lin… Cenas poéticas como a da viagem de trem nos fazem refletir…

chihiro trainCena da viagem de trem, uma das mais lindas e poéticas

É difícil pra mim encontrar palavras para descrever esse filme, então vou ficando por aqui… Assistam, gostem, se emocionem! E até a próxima semana!

9 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. É per-fei-to!

  2. meu deus, eu nunca assisti esse filme. tenho que vê-lo urgente.

  3. Nossa, eu lembro quando vi esse filme. logo que lançou.. faz um bom tempinho!
    é meio louco, pra quem tá acostumado com os desenhos made in Disney, mas é muito bom, e diferente. vale a pena :D

  4. Essa animação é perfeita! Lembro que qdo lançou, a crítica fez muitos elogios, mas disse que talvez os menores não conseguissem entender, por ser totalmente diferente dos desenhos da Disney. Exatamente por esse motivo, fiz questão de levar os meus filhos…e eles amaram!

  5. Eu nunca vi nem tive muita curiosidade pra ver, mas se vocês tão falando bem deve ser legal!

  6. na minha opiniao esse filme infantil foi o melhor,quando lançaro eu assistir tanto que hoje eu sei conta ele do inicio ao fim.MEUS SINCERO PARABENS AO DIRETOR…..

  7. mto bommm, é com certeza o melhor filme de criança!! serio.. mto bom mesmo.. super bem feito he

  8. quando assisti pela primeira ves tive medo de algumas partes mais agora eu vou ver o segundo filme da chirriro e queria que ezistisse o terceiro…

  9. Eu adorei esse desenho ele totalmente emocionante principalmente a parte q ela lembra o verdadeiro nome do Haku e lindo queria q fizessem o dois pois Haku prometeu q eles se encontarariam denovo e eu queria ver isso :]


Deixe um comentário

Entries e comentários feeds.

